Pais e alunos denunciam redução da carga horária em escola estadual por falta de merenda, no Sertão da PB

 



Uma mãe de aluno da Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega, localizada no município de São Mamede, no Sertão da Paraíba, procurou o Patos Online para denunciar a redução da carga horária escolar a partir da próxima segunda-feira, 28 de julho de 2025, em razão da falta de merenda escolar.


Segundo a senhora Valéria, mãe de um dos estudantes, a escola informou oficialmente que as aulas passarão de seis para três por dia, como medida emergencial diante da indisponibilidade de acesso ao recurso destinado à alimentação escolar.


“Essa medida impactará diretamente o direito à educação e à permanência na escola em condições dignas. Estou muito preocupada, como mãe, com o que está acontecendo. Espero que as autoridades vejam isso com urgência”, disse Valéria em apelo enviado ao portal.


Comunicado da escola


A informação foi confirmada em comunicado oficial assinado pela Equipe Gestora Interina da escola, que informou à comunidade escolar sobre a decisão:


“A partir de segunda-feira, dia 28/07/2025, nossas aulas estarão sendo reduzidas de 6 aulas para apenas 3 aulas diárias, em virtude de não termos acesso ao recurso que está disponível para a merenda escolar. Diante da situação mencionada, já formalizamos, através de ofício ao Estado, via Regional, fazendo a argumentação para tal decisão.”


Outro lado


Procurada pela reportagem do Patos Online, a gerente regional de educação da 6ª Gerência Regional (6ªGRE), Genilucia Medeiros, negou que haverá alteração na rotina da escola. Ela esclareceu que o problema está relacionado à ausência de um gestor nomeado em definitivo para a unidade:


“Estamos aguardando a nomeação de um novo diretor, porque o que estava nomeado não tomou posse por ter dois vínculos. Conversei com a equipe e essa semana teremos aula normal”, informou Genilucia.


O caso evidencia um impasse administrativo que pode ter reflexos diretos no funcionamento da escola e no direito dos alunos à educação e à alimentação escolar. A comunidade aguarda que a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba intervenha rapidamente para garantir o pleno funcionamento da unidade e evitar prejuízos ao aprendizado dos estudantes.


Vale destacar que os alunos também aguardam o retorno para o prédio da unidade, que passou por reforma. A previsão é de que a retomada das aulas no novo prédio ocorra a partir de 11 de agosto. 


Por Patos Online