O presidente Lula (PT) revelou que reclamou de uma foto usada em uma propaganda do governo federal. Ele citou o caso durante um evento em Sorocaba (SP), na última quinta-feira (21).
O petista criticou que a imagem mostrava uma mulher branca e ao lado dela estava um homem sorrindo sem dente e ainda negro.
– E no meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona, devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sabe, sorrindo. E perto dela um monte de planta, de coisa que ela tinha colhido: alface, pepino, cenoura. E do lado dela, um senhor negro alto, sorrindo sem nenhum dente na boca. Eu chamei o ministro e perguntei: “Escuta aqui: por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro? Você não acha que isso é preconceito?”. Aí eu lembrei do Joãozinho Trinta [carnavalesco que morreu em 2011]: “Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa”. Eu falei para ele [o ministro]: “Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente”. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente – relatou Lula.
“Você acha isso bonito? Isso é fotografia pra você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente? E ainda negro?”
Isso depois de dizer que ao lado tinha uma “senhora bonita que deveria ser filha de italiano ou alemão”. pic.twitter.com/46Bo8E7Q1F
Pleno.News — Leandro Ruschel (@leandroruschel) August 23, 2025
Foto: Ricardo Stuckert / PR