![]() |
| (Presidente dos EUA, Donald Trump |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (15) que os países membros do Conselho de Paz, criado por ele para resolver conflitos mundiais, destinarão mais de US$ 5 bilhões (aproximadamente 26 bilhões de reais) a “iniciativas humanitárias e de reconstrução” na Faixa de Gaza.
Segundo Trump, o anúncio formal será feito durante a primeira reunião da organização, fundada e presidida pelo presidente americano, prevista para a semana que vem no Instituto da Paz de Washington, recentemente rebatizado com o nome do republicano.
– Em 19 de fevereiro de 2026, me reunirei novamente com os membros do Conselho de Paz no Instituto de Paz Donald J. Trump em Washington, DC, onde anunciaremos que os Estados-membros prometeram mais de US$ 5 bilhões (aproximadamente 26 bilhões de reais) para iniciativas humanitárias e de reconstrução de Gaza – escreveu o mandatário na plataforma Truth Social.
Trump também insistiu que os participantes de sua iniciativa “comprometeram milhares de pessoas com a Força Internacional de Estabilização e a Polícia Local para manter a segurança e a paz dos habitantes de Gaza”.
– É muito importante que o Hamas cumpra seu compromisso com a desmilitarização total e imediata. O Conselho de Paz provará ser o órgão internacional mais importante da história e é uma honra para mim servir como seu presidente – acrescentou.
Em sua mensagem, Trump destacou o “potencial ilimitado” do Conselho, criado inicialmente para supervisionar o plano de paz na Faixa de Gaza após o fim do conflito entre Israel e Hamas e que posteriormente foi ampliado com o objetivo de impulsionar a resolução de outros conflitos internacionais.
*EFE






